quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HATMO FAZ CAMPANHA NO SÁBADO PARA AMPLIAR DOAÇÃO DE MEDULA












O próximo sábado, (06), será Dia de Cooperar, uma campanha de conscientização para a doação de medula óssea, realizada pela Hatmo/RN, em parceria com cooperativas. O evento, que será realizado no Parque das Dunas, terá uma extensa programação cultural, das 9h até às 18h. A entrada custa apenas R$ 1, valor normal cobrado pelo parque. Pacientes, familiares e voluntários da Hatmo não pagam. A programação contará com shows de Ricardo Menezes; Banda de Musica da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada; Jmarcos; Carlos Zens; Esso Alencar; Lysia Condé , Pedro Paulo; Nara Costa e Kleiber 





Viana, que fazem parte da Compor (Cooperativa Cultural da Música Potiguar) e terão participação voluntária.
 





Segundo a presidente da Hatmo/RN, Rosali Cortez, o evento é para chamar atenção das pessoas para a importância do cadastro no Redome (Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea). “As chances de se encontrar um doador compatível para doação de medula óssea é de 1 a cada em 100 mil quando não são parentes. Isto porque a população brasileira é muito miscigenada. É preciso que mais e mais pessoas se cadastrem na Rede para que as chances de encontrar doadores compatíveis cresçam”, explica Rosali.

Pessoas de 18 a 55 anos, que tenham boa saúde independente do peso e do tipo sanguíneo, podem se cadastrar na Redome. A doação só acontece, no caso de algum paciente ser compatível. Apenas 10% da medula é retirada e dentro de 5 a 8 dias a medula será recomposta pelo organismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário