Um sonho antigo de Currais Novos começa a tornar-se realidade. A criação do curso de “Comunicação Social” no CERES/UFRN Currais Novos está a pouco mais de um ano de se concretizar, e, assim, consolidar a história de uma das maiores vocações do povo currais-novense: a comunicação. Em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Odon Júnior, a imprensa do município e de algumas cidades da região do Seridó e Trairi, apresentaram a “demanda social” do curso, destacando o pioneirismo de Currais Novos no jornalismo e radialismo no interior do Rio Grande do Norte, assim como apresentando a potencialidade que este setor representa para a sociedade local e o número de profissionais que trabalham nesta área. Em breve histórico sobre a imprensa currais-novense, Siderley Jatobá e Fátima Souza apresentaram dados importantes que servirão para pautar o Projeto Político Pedagógico do futuro curso de comunicação em Currais Novos. O início da atividade jornalística no município aconteceu no final do século XVIII com Ulises Telêmaco, e a cidade se destacou com o pioneirismo das rádios Brejuí, Sertaneja (primeira FM do interior do RN), e da Sidys TV a Cabo, primeira TV cabo do norte nordeste do Brasil, fundada em 1992. De acordo com dados, cerca de 500 pessoas trabalham direta e/ou indiretamente com comunicação em Currais Novos.
Desenvolvimento e prosperidade para o município e região são uma das conquistas que o curso proporcionará, como afirmou o prefeito Vilton Cunha. “O curso ampliará o número de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e contribuirá para a geração de emprego e renda na cidade”, comentou. Vilton agradeceu a presença dos diretores do CERES, Ana Ayres e Mário Lourenço, e do DECOM, Sebastião Faustino, e disse que este momento significa uma grande vitória para Currais Novos e para os profissionais da imprensa. O presidente da seccional OAB Currais Novos, José Maria Rodrigues, pediu que os professores da UFRN “tenham atenção especial com Currais Novos para que haja realmente a criação do curso de comunicação”. O vereador Izinho Brandão, presidente do legislativo municipal, lembrou o “grande potencial de comunicação que Currais Novos dispõe”, e disse que com a implantação da graduação do CERES, “os estudantes não mais sairão do município para estudar em Natal”. As vereadoras Celinha, Dadá e Zefinha Moura, também participaram da solenidade.
Segundo dados apresentados pelo diretor do Departamento de Comunicação da UFRN, professor Sebastião Faustino, a nova graduação será amplamente discutida na UFRN, e logo após a conclusão do projeto pedagógico, deverão ser estipulados o número de vagas e a previsão de início do curso, projetado para final de 2015 ou início de 2016. No programa de expansão da Universidade estão previstos, inicialmente, R$850 mil para a criação do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário