terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DILMA DIZ QUE GOVERNO INVESTE R$143 BILHÕES EM TRANSPORTE COLETIVO












Em sua coluna semanal, a presidenta Dilma Rousseff abordou os  os
investimento que o governo federal tem feito para a melhoria do
transporte coletivo em diferentes cidades brasileiras. 



Segundo Dilma, são R$ 143 bilhões em obras para garantir um
transporte de qualidade para as grandes e médias cidades do País. O
transporte sobre trilhos (como os casos do metrô, trens urbanos, VLT,
entre outros) é encarado como prioridade.



Confira a seguir a íntegra da coluna Conversa com a Presidenta.



Presidenta, o transporte coletivo é
um grande desafio para as cidades brasileiras. O governo federal está
liberando recursos para oferecer um transporte de qualidade para a
população? (*)




Presidenta Dilma – Meu
governo está comprometido com a melhoria da qualidade do transporte
coletivo em todo o território nacional. Em parceria com estados e
municípios, estamos investindo R$ 143 bilhões e fazendo obras que vão
melhorar o transporte coletivo nas nossas grandes e médias cidades, e
dar mais qualidade à vida das pessoas. Com esse dinheiro, estamos
fazendo metrôs, trens urbanos, monotrilhos, aeromóveis, VLTs - os
Veículos Leves Sobre Trilhos - além dos corredores de ônibus ou BRTs.
São, no total, mais de 3.500 quilômetros de vias em obras para melhorar o
transporte coletivo. Para essas realizações, começamos com R$ 93
bilhões e aumentamos os recursos em mais de R$ 50 bilhões a partir do
Pacto da Mobilidade Urbana, que eu anunciei em junho do ano passado. O
nosso objetivo é ampliar e acelerar as obras, que vão tornar o
transporte coletivo mais confortável, rápido, seguro e com um preço mais
acessível.



Por isso, estamos dando prioridade aos investimentos no transporte
sobre trilhos. Porque estas são modalidades de transporte de alta
capacidade, que podem atender uma maior quantidade de pessoas e garantir
ao mesmo tempo, um  deslocamento muito mais rápido e seguro. Quanto
maior a cidade ou a região metropolitana, maior a importância do
transporte sobre trilho. Outra coisa importante é a integração dos
vários tipos de transporte de uma cidade, e aí, o transporte sobre
trilhos tem o papel principal, de coluna vertebral, integrando os outros
modais, como, por exemplo, os ônibus, barcas, o aeromóvel. Quando tudo
funciona de forma integrada, temos, consequentemente, um transporte
urbano muito mais rápido e mais barato.



Na verdade, o governo federal ficou muitos anos sem investir em
transporte público, uma vez que a Constituição Federal coloca esta área
sob responsabilidade de Estados e municípios. Mesmo respeitando esta
atribuição, meu governo decidiu adotar uma nova postura em relação ao
transporte urbano, e passamos a apoiar os estados e os municípios,
porque, sozinhos, eles não conseguem fazer essas obras. Com isso, no meu
governo já foram construídos ou estão em implantação, metrôs em nove
cidades brasileiras, as maiores: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador,
Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. 
Em dez cidades no país, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Cuiabá,
Santos, Natal, Maceió, Goiânia e João Pessoa serão construídos Veículos
Leves sobre Trilhos. Só para os metrôs, o Governo Federal está
investindo R$ 33 bilhões. Outros R$ 15,5 bilhões, Luciano, são a
contrapartida dos estados e municípios. Além desses recursos, empresas
privadas também participam desses investimentos. Colocamos recursos do
orçamento federal e também financiamos, por intermédio dos nossos
bancos, os estados e os municípios.






O financiamento aos estados e municípios tem um prazo de 30 anos para
ser pago, com quatro anos de carência e juros bem acessíveis, de 5,5%
ao ano. Com essa parceria, vamos construir 250 quilômetros de metrô,
ampliando ou criando novas linhas para atender mais gente, garantindo um
transporte coletivo de maior qualidade para as grandes cidades do nosso
país. Em São Paulo, por exemplo, vamos expandir a Linha 2 do metrô
entre Vila Prudente e Vila Formosa. No Rio de Janeiro, estamos apoiando a
ampliação do metrô para ligar a Barra da Tijuca à zona sul da cidade.
Em Salvador, o metrô vai ligar a Lapa a Cajazeiras e ao aeroporto,
passando pela Avenida Paralela. Em Fortaleza, já concluímos a expansão
da Linha Sul, estamos fazendo a Linha Leste e vamos transformar o trem
urbano da região oeste em metrô. Estamos concluindo a expansão do metrô
do Recife, com obras nas linhas Sul e Centro e liberando recursos para
as novas linhas do metrô de Belo Horizonte e para a construção das
primeiras linhas em Curitiba e Porto Alegre.



Estamos também construindo VLTs, monotrilhos, trens urbanos e
aeromóveis. São R$ 14 bilhões de investimento para essas obras, muitas
das quais integradas aos metrôs. Isso porque integração é a
palavra-chave do modelo de transporte coletivo que queremos para as
nossas cidades. E tenho certeza que isso vai provocar uma enorme
diferença na qualidade de vida das pessoas. 



(*) Esta pergunta, que precede a mensagem, foi formulada pela Secretaria de Imprensa para melhor entendimento do conteúdo.



Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário