terça-feira, 8 de julho de 2014

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES MELHORA EM ATÉ 70% DESEMPENHO DE ALUNOS










O estudo ‘Formação Continuada de
Professores no Brasil', realizado em parceria com o Instituto Ayrton
Senna e o Boston Consulting Group, diagnosticou que capacitar os
professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos.



O estudo apresenta dados que desafiam a formação continuada de
docentes no País. Os índices indicam que estudantes expostos a bons
professores aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam em média em
um ano escolar.



Segundo a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o
estudo discute possíveis linhas de ação que podem contribuir para
acelerar a formação continuada e a qualificação dos professores no
Brasil. “A capacitação dos professores é a alavanca acionável, ou seja,
mais aberta ao direcionamento por parte de secretarias de Educação e
escolas e a que mais influencia o desempenho dos alunos”, disse.



A pesquisa ainda demonstra que é possível capacitar
profissionais em todas as etapas da carreira profissional, o que traria
resultados eficientes em curto prazo.



Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, presente na
cerimônia de lançamento  nesta última segunda-feira (7), em São Paulo, o
diagnóstico da pesquisa está de acordo com os levantamentos já
realizados até o momento. “A palavra-chave é o amadurecimento na relação
entre educação básica e a educação superior, esta relação precisa ser
aperfeiçoada para melhorar a formação inicial e continuada dos
professores”, afirmou.





Metodologia


Para o estudo 'Formação Continuada de Professores no Brasil', foram
entrevistados, por meio eletrônico, 2.732 pessoas entre secretários de
educação, supervisores de ensino, diretores de escolas, coordenadores
pedagógicos e professores entre novembro de 2012 e março de 2013.



Incentivo


Durante a cerimônia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa
de Nível Superior (Capes), anunciou um edital para desenvolver a
formação de quadros em competência socioemocionais, da graduação ao
doutorado em psicologia, pedagogia e licenciaturas.



Serão oferecidas bolsas para 30 doutorandos, 60 mestrandos e
150 professores de educação básica das escolas públicas e 300 estudantes
de graduação.



Fonte:
Ministério da Educação

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