segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Brasil oferece mais de 2 mil praias para práticas esportivas

Windsurf 

O Brasil é um destino perfeito para quem curte a prática de esportes aquáticos. O cardápio é vasto: são cerca de 2 mil praias e centenas de rios, lagos e lagoas navegáveis no território brasileiro.

Praticantes de diversas modalidades podem escolher entre praias isoladas ou urbanas. Quem se aventura, encontra diversas opções de práticas esportivas, turismo e vida saudável de uma só vez.

Entre as opções, Paracuru (CE) é considerado um dos destinos mais hospitaleiros e aconchegantes do litoral oeste brasileiro. Com seus quase 20 km de praias paradisíacas, a Praia do Buraco é o local ideal para quem quer aproveitar altas ondas.

Confira abaixo mais informações sobre algumas modalidades esportivas aquáticas praticadas no Brasil:
Modalidade esportiva*Como praticar?
Esqui aquáticoSlalom é a categoria mais popular de todas. O esquiador deve manter os dois pés atados a um só esqui (um pé atrás do outro). Em suma, a regra consiste em contornar em zig-zag seis boias dispostas de forma alternada (3 de cada lado do caminho do barco).
VelaModalidade olímpica em que os esportistas estão dispostos em barcos movidos à vela. Cada partida ao longo da competição são chamadas de regatas, sendo que os atletas podem descartar o pior resultado. Há diversas classes de competição, tais como Finn, 470, 49er.
Stand up paddle (SUP)O Sup, como é conhecido, pode ser praticado por todas as pessoas. Com uma prancha e o remo, o “supista” em pé pode remar em lagoas, rios e até surfar ondas. Para os iniciantes, a recomendação é começar na lagoa, se possível com colete salva-vidas, como prevenção. Além de ser um esporte versátil, ajuda a tonificar o corpo e, de quebra, alivia a mente.
SurfeUma prancha e um mar com muitas ondas. A modalidade exige do desportista mobilidade e disposição física para deslizar entre as ondas e realizar muitas manobras
WakeboardEsporte aquático radical praticado sobre uma prancha em que a pessoa é rebocada por um barco, através de um cabo e um manete. Aproveitando as duas ondas deixadas pela lancha, o atleta executa manobras enquanto é puxado, saltando de um lado para o outro.
WindsurfO esporte é uma mescla de surfe com vela, uma boa pedida para surfista em dias de ondas fracas e para velejadores que não são agraciados com ventos ideais. É possível praticar o esporte durante todo o ano, mas é no segundo semestre que o vento fica mais forte. A média é de 20 nós com rajadas de 30
Kitesurf
Deslizar sobre a água sendo puxado por um kite ("pipa" em inglês) tem adquirido vários adeptos em todo o País. O esporte é uma alternativa para surfistas e windsurfistas nos dias em que o mar não estiver com boas ondas. O esporte deve ser praticado com equipamento e treinamento adequados.  
 *Informações retiradas: Governo do Estado do Ceará, Associação Brasileira de Wakeboard, Confederação Brasileira de Esqui Aquático, Portal Brasil 2016, Prefeitura de Laguna-SC, Confederação Brasileira de Vela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário