domingo, 1 de fevereiro de 2015

Emocionada, Fatima Bezerra toma posse no Senado

Desde as 16h deste domingo (1º), Fátima Bezerra (PT-RN) já é oficialmente senadora.  Vestida de vermelho, as cores do PT, Fátima tomou posse juntamente com outros 27 senadores. Apenas cinco deles já eram senadores.
image
Muito emocionada, Fátima fez questão de lembrar que, com sua eleição, pela primeira vez o PT do Rio Grande do Norte, ocupa uma cadeira no Senado Federal. “E é a primeira vez também que uma professora, uma cidadã de origem popular, representa o Rio Grande do Norte no Senado, pois até então apenas representantes das oligarquias e do poder econômico do estado conseguiram chegar a esta Casa”, destacou a senadora.
Em entrevista, Fátima Bezerra disse estar consciente de que chega ao Senado em um momento delicado, em que o país enfrenta uma conjuntura extremamente desafiadora neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. “É hora de muita unidade. Temos que trabalhar para a retomada do crescimento do país e para a continuidade das políticas sociais transformadoras”, destacou.
Fátima Bezerra foi eleita senadora após mais de 20 anos de vida pública. Depois de dois mandatos como deputada estadual, Fátima conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2002, como a deputada mais votada do Rio Grande do Norte. Reeleita nos dois mandatos seguintes, em 2014 decidiu disputar uma vaga para o Senado Federal, vencendo a disputa com 808 mil e 55 votos.
Parlamentar dedicada às questões da área de educação, Fátima foi uma das responsáveis pela aprovação, no ano passado, do Plano Nacional de Educação (PNE), quando exercia o mandato de deputada federal. Agora, no Senado, garante que vai apresentar proposições para tornar realidade cada uma das metas do PNE, como a de universalizar, até 2016, o acesso de todas as crianças de quatro e cinco anos de idade à pré-escola e garantir a educação em tempo integral nas escolas públicas. A nova senadora também fez questão de deixar claro que se empenhará para a valorização do piso salarial do magistério, pois entende que, para o país avançar com uma educação de qualidade, é essencial que se dê ao professor salário, plano de carreira e formação adequados.
As áreas de saúde e segurança pública, grandes preocupações dos potiguares e do brasileiro em geral, também receberão atenção especial de Fátima Bezerra. Neste mandato, ela trabalhará ainda para a efetivação da reforma política e do novo pacto federativo – temas essenciais para o fortalecimento da democracia, na opinião da parlamentar.
Trajetória política
Fátima Bezerra é paraibana e chegou a Natal, na década de 70, para estudar pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1980,  começou a trabalhar como professora na rede pública estadual e, dois anos mais tarde, também na municipal.
Fátima sempre defendeu os direitos dos trabalhadores da educação. No Rio Grande do Norte, presidiu entidades como a Associação dos Orientadores Educacionais e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Ela foi também uma das fundadoras do Fórum Estadual dos Servidores Públicos daquele estado.
Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra tem se destacado, em sua vida parlamentar por propostas nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento regional, direitos da mulher e cidadania LGBT. Na Câmara, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Legislação Participativa. Foi ainda relatora da Medida Provisória 339/06, que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outras propostas. Fátima Bezerra é uma das principais defensoras do piso salarial do magistério.
Suplentes
Fátima Bezerra tem como primeiro suplente o advogado e economista Jean-Paul Prates, ex-secretário de energia do Rio Grande do Norte, e como segundo suplente, o empresário Theodorico Bezerra Netto, ex-prefeito de Tangará e atual presidente da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa).
Com informações da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário