Cuidado para não ser lesado com lojas sem credibilidade e evite as armadilhas ao comprar um produto. O barato pode sair caro!
Em 2012, a maquiagem nos preços da campanha de vendas chamada Black Friday levou
os órgãos de defesa a multarem várias empresas por induzirem os
consumidores a comprarem um produto, acreditando em um desconto maior do
que o real. Vários consumidores usaram as redes sociais para apelidar a
ação de vendas de “Black Fraude”.
Para evitar que este ano o evento caia no descrédito do consumidor, a
Câmara Brasileira de Comercio Eletrônico (camara-e.net) lançou o Código de Ética para o Black Friday,para ser seguido pelos sites. O dia de promoções acontece na próxima sexta-feira, 29.
Pelo código, as lojas se comprometem a não realizar ofertas falsas e a divulgarem o preço real do produto.
Um serviço online da Serasa-Experian também vai permitir que o
consumidor consulte o CNPJ da empresa com quem pretende fechar negócio.
O VocêConsulta Empresas será disponibilizado gratuitamente entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro.
Confira dicas dos Procons sobre o Black Friday 2013
Os órgãos de defesa do consumidor têm atuado na fiscalização das
empresas e na orientação dos consumidores. O Procon de São Paulo, por
exemplo, autuou sete empresas por maquiagem de descontos (São elas:
Saraiva, SBF, Dell, Carrefour, Girafa Comércio Eletrônico, Fast Shop e
Magazine Luiza).
O órgão paulista realizou reuniões com o Instituto para
Desenvolvimento do Varejo (IDV) para evitar que os transtornos ocorridos
na edição de 2012 da Black Friday se repitam. Para alertar sobre os
cuidados durante as compras, os Procons de Goiás e São Paulo prepararam
algumas orientações para os consumidores:
1) Pesquise: verifique os preços cobrados pelos
serviços e produtos pelos quais se interessa nos sites das empresas que
participam da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data
da liquidação. Assim, torna-se menor o risco de cair na armadilha de
promoções que não são tão vantajosas como o anunciado.
2) Compare: veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
3) Compras na internet: leia a política de
privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume
quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados; depois, imprima
ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do
pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios.
4) Compras por impulso: não se deixe levar pelo
apelo emocional da oferta e comprar itens dos quais não tem necessidade
no momento, mas aparece na promoção como preço “tentador”. O valor pode
se somar ao acúmulo de outras dívidas e tornar difícil o pagamento.
5) Direitos do consumidor: vale lembrar que o fato
de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos dos
compradores. Você tem prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o
produto seja não durável) e 90 dias para reclamar caso o produto seja
durável. Além disso, pode devolver compras feitas pela internet até 7
(sete) dias após o recebimento do produto independente do preço ou da
ocasião da compra.
Black Friday
O dia no ano com as "maiores promoções e descontos" do comércio. É isso que promete a Black Friday. A "sexta-feira negra" foi criada por lojistas norte-americanos como uma ação para alavancar as vendas no ano de 2005.
O nome tem referências na economia norte-americana. Nos Estados
Unidos, estar com o orçamento no “black” é um excelente sinal, sinônimo
de muitos lucros. Seria algo como "estar no azul". Já a data, a última
sexta-feira de novembro, a abertura do primeiro fim de semana após o
feriado de Ação de Graças. No país, as lojas abrem mais cedo e milhares
de pessoas fazem fila para poderem aproveitar as ofertas.
O evento dá início ao período das compras de natal. Em 2013, a Black Friday será dia 29 de novembro.
Além dos Estados Unidos, a ação de vendas vem sendo adotada por
comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e
Paraguai.
No Brasil, a primeira versão do evento aconteceu em 2010, com ações
de venda feitas por empresas de comércio online. Em 2012, o Black Friday
Brasil ficou marcado pela maquiagem nos descontos. Para este ano,
órgãos de defesa do consumidor prometem maior fiscalização para evitar
que empresas aumentem os preços drasticamente dias antes do "dia de
descontos".
*Com informações dos Procons de São Paulo e Goiás
Fonte: Agência Brasil
Postagem: Francis Davis/ Gazeta da Serra
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